quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Livre Arbítrio

Qual é o meu destino?
Esta sempre foi a grande pergunta do homem.
Há algo escrito para mim ou sou eu quem deve escolher? Um dilema.
Parece ser mais cómodo pensar que o destino já está escrito. Traz menos responsabilidade.
Interessante é observar que se algo deu certo foi porque "eu fiz e aconteci". Mas se não der... Bem, ai foi Deus quem quis. Será que este Deus está sempre nos aprontando alguma para nos testar ou para que aprendamos coisas? Um tanto pueril pensar desta forma.
O Livre Arbítrio é uma das Grandes Leis que regem a Vida. É a maior prova da bondade e da misericórdia Divinas. Deus quer que queiramos e nos deu este poder. Fazendo escolhas ou nos omitindo, vamos escrevendo o nosso destino.
Todavia, devemos nos lembrar que o Livre Arbítrio está directamente ligado a uma outra Lei, a da Causa e Efeito. Não existe acto, sentimento ou pensamento que deixe de gerar uma reacção, sempre de mesma intensidade e no sentido do emissor.
No fundo dos nossos corações parece que sabemos disso, porém, às vezes, procuramos nos iludir e colocar a culpa no outro. Basta um pouco de reflexão e, aquela voz vinda da consciência estará nos mostrando que nós geramos ou permitimos que situações desagradáveis se manifestassem.
Da mesma forma, experiências bem sucedidas ocorrem porque soubemos pensar, sentir e agir em acordo com as Leis Cósmicas. Através das nossas vivências e reflexões vamos compreendendo que o Criador rege o Universo por meio de Leis que são imutáveis. Imutáveis porque são Perfeitas.
Compete a cada um fazer suas escolhas e experimentar as consequências, sejam boas ou ruins. Contudo, esta grande Misericórdia Divina, pela Lei do Perdão, dá-nos sempre a oportunidade de avaliar o erro e fazer novas escolhas.
Saibamos, então, escolher o melhor e dentro dos princípios Divinos de harmonia, amor, verdade e justiça para que tenhamos uma boa colheita, eliminando uma série de sofrimentos desnecessários. E assim vamos evoluindo...

Paz a todos !!

Daniel

Sem comentários: