quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Estimulo

Não confundamos lisonja com estímulo. A lisonja destrói, mas o estímulo dá vida.
A criatura que atravessa a vida ouvindo apenas censuras e críticas aos seus defeitos, se não for um espírito de escol, sucumbirá, certamente.
É preciso que nos convençamos de que somos todos discípulos de uma escola e que não temos outra finalidade senão aprender.
Mas se tudo que fazemos é pisoteado, onde encontrarmos forças para prosseguir?

"O trigo e o joio crescem juntos". A par de fraquezas do nosso lado humano, somos donos também de qualidades excelentes que, bem dirigidas, terão força de atrair para cima, tudo que ainda estiver no nosso mundo inferior.

O homem precisa sempre de um Cirineu e não apenas de um Pilatos.
Condenar, desaprovar é próprio do ser que ainda não entendeu a sua missão.
Dar a mão, incentivar as boas qualidades faz com que a criatura se renove, ganhe forças para ir subindo a sua própria escada.

O exagero destrói, porque tudo deve ser dosado. a crítica construtiva, na ocasião oportuna, dirigida à pessoa capaz de ouvi-la, quando o fazemos com elevação de propósitos, não é um mal. Do mesmo modo, não devemos silenciar a palavra de louvor para as qualidades nobres.

Se alguém nos diz algo agradável a respeito da maneira como nos apresentamos, sentimos em nosso íntimo a necessidade de estender esse bom gosto ao complexo de nossa indumentária.

Com isso, talvez nos despertassem a vaidade, mas foi útil para o desenvolvimento da capacidade de apuro pessoal.
Assim também é nossa alma; se uma qualidade sua é exaltada, vai buscar seus defeitos para os corrigir e torna-los dignos de figurar a seu lado, como seus iguais.

Não prescindimos, por hora, da palavra amiga de estímulo. Muitas já não necessitam dessa ajuda de que a maioria ainda precisa, por isso devem estender as suas mãos para encorajar com uma palavra de incentivo aos que apresentarem algo digno de ser apreciado.

Há certas palavras que agem como varinhas mágica, levantam a moral, dão novas esperanças e apontam o caminho. É a palavra de estímulo que tem esse poder.

Descobre, amigo, valores ocultos nas almas tímidas, faze-os despontar, ajuda a regá-los com a água cristalina da compreensão, e terás feito ao mundo uma bela doação.

Autor desconhecido

Sem comentários: